Encurtar o caminho para engrandecer a devoção e facilitar o acesso de romeiros e visitantes ao santuário dedicado à padroeira do brasil, foi assim que surgiu a Passarela da Fé.
Inaugurada em 1971 e aberta aos romeiros em janeiro de 1972, com um percurso de 392,20 metros de comprimento, entre 18 a 35 metros de altura, liga o Santuário Nacional e a Basílica Histórica, com formato em “S” que simboliza a curva do Rio Paraíba do Sul, local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora.
“À passarela se tornou também um lugar sagrado onde o romeiro sente que deus está ali com ele”. Explica Padre João Batista de Almeida, reitor do Santuário Nacional de 2015 a 2019.
A chegada até essa passarela é especial porque tem uma grande motivação, pois o local conta com uma vista linda panorâmica do santuário nacional, o que faz com que todo o esforço tenha mais sentido.
Formato de “S” da Passarela da Fé
As pessoas acreditam que seu formato em “S” é por conta da palavra “Santa”, mas isso não passou de uma questão de engenharia da época. Por vezes cada fiel encontra nas curvas até atual casa de nossa senhora um significado especial.
Curiosidades sobre a Passarela da Fé
Veja abaixo curiosidades sobre a passarela:
1 – Antes da construção da Passarela da Fé para se ter acesso à Basílica Velha que fica aqui atrás as pessoas tinham que subir uma escadaria.
2 – O ponto mais alto da passarela é de 35 metro, logo em seu inicio, e também fica bem próximo à sede da TV Aparecida.
3 – Quem passa pela Passarela da Fé também passa pela Galeria Recreio que foi criada nos últimos anos. Lá tem mais de 80 lojas praça de alimentação além do Mirante.
Endereço Passarela da Fé
Avenida Doutor Júlio Prestes, S/N – Bairro: Centro – Aparecida – CEP: 12570-000