Santuário Nacional de Aparecida

A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é uma proeminente basílica católica romana em Aparecida.

É dedicado a Nossa Senhora Aparecida como a principal Padroeira do Brasil.

É a maior catedral e a segunda maior igreja católica do mundo em área interna depois da Basílica de São Pedro na Cidade do Vaticano.

Santuário Nacional de Aparecidacréditos: Wikipédia / Ben Tavener

📚 História do Santuário Nacional de Aparecida

O local tem sua origem na descoberta de uma estátua da Virgem Maria. Segundo a tradição local, três pescadores tentavam pescar uma grande quantidade de peixes no rio Paraíba para um banquete em homenagem à visita do governador de São Paulo , Pedro de Almeida em 1717.

Apesar de suas orações, suas tentativas foram frustradas. Infrutífero até o final do dia, um dos pescadores lançou sua rede e puxou-a para encontrar a estátua da Virgem Maria. Em seu próximo lançamento, ele encontrou a cabeça.

O grupo limpou a estátua, embrulhou-a em um pano e voltou à tarefa para descobrir que sua sorte havia mudado e eles conseguiram obter todos os peixes de que precisavam. Acredita-se que a estátua seja obra de Frei Agostino de Jesus, monge residente em São Paulo.

A estátua estava originalmente na casa de Felipe Pedroso, um dos pescadores que a encontrou. Este tornou-se um local popular para os visitantes que desejam rezar para a estátua, levando a família de Pedroso a construir uma pequena capela para abrigar a estátua. Esta foi substituída em 1734 por uma capela maior e, em 1834, pela primeira basílica no local.

Em 1955, com o número de romarias ainda a crescer, iniciaram-se as obras do edifício atual, num local próximo. Tem espaço para mais de 200.000 pessoas e é a segunda em capacidade depois da Basílica de São Pedro .

A antiga capela de madeira foi originalmente construída em 1745. O antigo santuário é uma modesta igreja em estilo colonial construída entre 1834 e 1888. Desde então, devotos devotos a denominam basílica.

Devido aos seguintes relatos conflitantes sobre datas, o Vaticano enumerou os seguintes documentos papais registrados:

  • O Papa Leão XIII mencionou a devoção brasileira a esta imagem chamada “Nossa Senhora da Conceição Aparecida” antes de sua morte em 1903
  • O Papa Pio X concedeu uma coroação canônica a esta mesma imagem em 8 de dezembro de 1904.
  • O Papa Pio XI declarou esse mesmo título mariano como Padroeira do Brasil por meio de bula papal assinada em 16 de julho de 1930, também testemunhada e assinada pelo Cardeal Eugenio Pacelli .
  • O Papa Paulo VI concedeu sua primeira Rosa de Ouro em 12 de agosto de 1967
  • O Papa João Paulo II elevou e consagrou formalmente como Basílica em 4 de julho de 1980.

Nova Basílica de Aparecida

Benedito Calixto Neto foi o arquiteto contratado para a elaboração do projeto e, em 1955, iniciou-se a construção da nova basílica. A estrutura é em estilo neo-românico e assume a forma de uma cruz grega com braços de 188m de comprimento e 183m de largura.

A cúpula tem 70m de altura e a torre atinge uma altura de 109m. A basílica contém 23.226 m² de espaço. A igreja principal pode acomodar 100.000 pessoas, que podem se expandir para 100.000 durante as celebrações externas.

O terreno contém um shopping center, clínica médica, restaurantes e uma área de 272.000 m² de estacionamento com capacidade para 4.000 ônibus e 6.000 carros.

Em 4 de julho de 1980, o Papa João Paulo II consagrou o santuário com o nome de Nossa Senhora Aparecida enquanto o prédio ainda estava em construção. O dia da festa de Nossa Senhora Aparecida é 12 de outubro.

O Papa Bento XVI visitou a Basílica do Santuário de Aparecida no dia 12 de maio de 2007, durante sua Viagem Apostólica ao Brasil por ocasião da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe. Durante a sua visita, o Papa concedeu ao Santuário uma Rosa de Ouro .

Por ocasião da Jornada Mundial da Juventude , o Papa Francisco visitou a basílica no dia 24 de julho de 2013, celebrando ali uma missa.

Principal centro de peregrinação da Igreja Católica no Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida foi reconhecido pelo Vaticano como Catedral Arquidiocesana de Aparecida em 12 de novembro de 2016, sendo desde então uma igreja oficial do Bispo.

Obras da Basílica Nova

Também conhecida como “Basílica Nova”, foi construída no morro das “Pitas”, teve sua terraplenagem iniciada em 1952, e concluída em 1954. Começou a ser construída em 11 de novembro de 1955, pelo lado norte, e foi para construir a Torre de Brasília, que teve sua estrutura metálica doada pelo então presidente Juscelino Kubitschek .

Terminada a torre, as obras seguiram para a cúpula central, depois, em meados de 1972, para a Capela das Velas e para o lado Sul, passando depois para Poente e Nascente, e as alas intermédias.

Existe um passadiço , denominado “Passarela da Fé”, que liga a antiga igreja e a nova basílica que tem 392 m de extensão, onde se encontram pessoas em sinal de fé, que percorrem este troço de joelhos.

Rosa Dourada – Honras 

A Basílica de Aparecida recebeu a ” Rosa de Ouro ” em três ocasiões:

» A primeira, do Papa Paulo VI em 1967, por ocasião do jubileu dos 250 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida , com entrega realizada em 15 de agosto daquele ano.

» A segunda foi abençoada pelo Papa Bento XVI , em 18 de março de 2007, Domingo Lætare , e entregue em 12 de maio do mesmo ano, por ocasião de sua visita ao Brasil .

» A terceira foi oferecida pelo Papa Francisco , em 9 de outubro de 2017, por ocasião do 300º aniversário do aparecimento da imagem.

⛪Pontos turísticos dentro Santuário Nacional de Aparecida

Pontos turísticos dentro Santuário Nacional de Aparecida
créditos: Livrinho distribuído no Santuário gratuitamente / FourTrip

Legenda:

1- Nicho de Nossa Senhora
2-Capela do Santíssimo Sacramento
3- Capela São José
4- Sala das Promessas
5- Capela das Velas
6- Capela da Ressurreição (memorial dos Devotos)
7-Capela do Batismo
8-Presépio
9-Passarela para acessar a Matriz (Basílica Velha)
10- Museu (Torre)
11- Mirante da Torre
12- Espaço devotos mirins (subsolo)
13- Campanário

Nicho de Nossa Senhora Aparecida

A Basílica dedicada a Nossa Senhora Aparecida é repleta de simbolismos expressos nos pisos e nas paredes. As artes presentes em grandes painéis coloridos, com azulejos e mosaicos, foram criadas pelo artista sacro Claudio Pastro, falecido no dia 19 de outubro de 2016.

Clique para ver mais »

Torre Brasília

Com mais de 100 metros de altura, a Torre do Relógio do Santuário Nacional, ou Torre da Basílica ou, ainda, Torre Brasília é o ponto mais alto do maior templo católico do país. Uma delas é que a construção foi um presente do então presidente Juscelino Kubitscheck, que em 1958 esteve na basílica para comemorar o próprio aniversário, e doou a pedido de um arcebispo a estrutura metálica do prédio à igreja.

Clique para ver mais »

Passarela da Fé

Encurtar o caminho para engrandecer a devoção e facilitar o acesso de romeiros e visitantes ao santuário dedicado à padroeira do brasil, foi assim que surgiu a Passarela da Fé.

Clique para ver mais »

🛠️ Infraestrutura do Santuário Nacional de Aparecida

O Santuário Nacional possui uma ampla e completa rede de infraestrutura para receber muitas pessoas em dias corriqueiros e festivos.

Achados e perdidos

Os objetos extraviados são encaminhados à Secretaria de Pastoral ou ao Centro de Informações, onde podem ser reclamados mediante consulta prévia. Já para as pessoas que se perdem de seus acompanhantes ou grupos, existe o Ponto de Encontro, que conta com equipe treinada e sistema de som.

No entanto, o Santuário orienta as pessoas no sentido de se organizarem ao nível da família ou da peregrinação e adoptarem o Ponto de Encontro como referência comum; também orienta para visitas com crianças e idosos: identifique-os com um cartão contendo telefone de contato e informações que possam ser relevantes.

Acessibilidade

O Santuário Nacional possui rampas de acesso ao templo e subsolo, elevadores para visita ao mirante da Torre de Brasília, pisos e rampas emborrachados e antiderrapantes, 58 vagas de garagem para idosos e deficientes físicos, banheiros com entrada independente para acompanhantes de pessoas com deficiência, 45 cadeiras especiais, corrimãos em duas alturas.

Clínica médica

Na ala leste da Basílica, próximo à Passarela, existe um ambulatório de atendimento de urgência ou emergência, é um serviço gratuito e conta com médicos, enfermeiras e atendentes.

Centro de apoio ao peregrino

Popularmente conhecido como “Shoppinho”, foi pensado para proporcionar comodidade, lazer e acolhimento. Possui ampla praça de alimentação com diversos tipos de restaurantes, 380 lojas em 36.000 m 2 , quiosques, fraldários, caixas de banco, bebedouros, aquário, ponto de encontro e parque de diversões.

Estacionamento

O Santuário dispõe de um parque de estacionamento com capacidade para 2000 autocarros e 3000 viaturas particulares, e dispõe de assistência mecânica e seguro contra furto ou furto de viaturas, mas não se responsabiliza por pertences deixados na viatura.

Estação do bebê

Para favorecer mães e pais com filhos pequenos, a Basílica oferece duas instalações para bebês. Uma delas é subterrânea e contém 10 berços e 16 trocadores e atende cerca de 300 crianças por dia. O outro fica no Centro de Apoio, na ala sul, e conta com micro-ondas, duchas higiênicas, trocadores, aquecedores de mamadeiras e outros serviços gratuitos.

Segurança patrimonial

Para proporcionar uma visita tranquila e segura, o Santuário conta com cerca de 200 agentes de segurança. 400 policiais militares , em média, reforçam em épocas especiais. Com um moderno sistema de câmeras, 48 ​​equipamentos fixos e oito móveis, com monitoramento 24 horas, interno e externo, eles observam a Basílica. Também as viaturas e motociclos que fazem rondas diurnas, no interior das muralhas do Santuário Nacional, colaboram com a vigilância.

Utilitários

Na cave da Basílica, encontra-se a “Sala das Promessas”, estação de bebés, casas de banho, água potável gratuita , “Salão dos Romeiros” (zona de refeições) e marcação de missas . Na Torre de Brasília, o mirante (100m de altura), o “Museu Nossa Senhora Aparecida” e o centro de informações. No Support Center, o ponto de encontro e centro de informações. No setor externo, encontram-se a Capela de Batismos , a Sala de Imprensa, a sala dos motoristas, a segurança patrimonial e o ambulatório.

‎🙏 Caminho da Fé

O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha).

Ele é composto por trechos de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas e trilhos de trem compondo um percurso de cerca de mais de 700 km, incluindo municípios do estado de São Paulo e também do Estado de Minas Gerais.

Clique para ver mais »

📿 Terço dos Homens (Romaria Anual) do Santuário Nacional de Aparecida

Todos os anos, em fevereiro, milhares de homens do Brasil que se engajam no movimento Terço dos Homens se reúnem na basílica para rezar e assistir à missa.

Eles são orientados pelo Arcebispo de Juiz de Fora ( MG ), Gil Antônio Moreira , que lidera o movimento segundo a Conferência Episcopal Brasileira ( CNBB ). Em todo o país, o movimento tem dois milhões de fiéis.

🕛 Horário de funcionamento do Santuário Nacional de Aparecida

» Segunda á quinta-feira das 05h15min ás 21h
» Sexta-feira das 05:15 ás 00h
» Sábado é 24 horas
» Domingo 00h ás 20h