Seminário Missionário Bom Jesus, ou apenas Seminário Bom Jesus e popularmente conhecido como Colegião, é um seminário católico.
O Seminário Missionário Bom Jesus, conhecido como Colegião, atualmente é a sede da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aparecida.
A pedra fundamental foi instalada em 06 de agosto de 1894 por dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, no futuro altar-mor da capela do colégio, para abençoar os futuros sacerdotes.
O projeto do arquiteto paulista Dr. Francisco Carlos da Silva, diplomado na França, teve como inspiração o Palácio de Versalhes e projetou o prédio em Estilo Renascentista, cercado de muito verde e arborização.
Os tijolos utilizados no prédio foram fabricados pelos operários da construção e deixaram como marca, as iniciais NSA (Nossa Senhora Aparecida) em todos os tijolos produzidos.
O local teve a presença de Santa Madre Paulina (1923 e 1934) e recebeu também a visita dos últimos três Papas: São João Paulo II, Bento XVI e Francisco (nos anos de 1980, 2007 e 2013, respectivamente).
Em 2018, o Seminário Missionário Bom Jesus foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, o Condephaat.
Atualmente mantém a função de formação dos seminaristas arquidiocesanos e desde 2012 abriga também uma pousada.
Endereço Seminário Bom Jesus:
Rua Barão do Rio Branco, 412 – Aparecida – SP